O ensino de Ciências é uma área que busca ampliar o conhecimento sobre os fenômenos naturais, possibilitando que o ser humano seja capaz de se relacionar melhor com o meio em que habita. Tal relacionamento deve servir de base para a constituição de uma sociedade mais justa, democrática e livre, evitando o negacionismo da ciência, a proliferação de fake news e a banalização da educação. Este livro procura explorar a integração entre os saberes, indo além da mera especialidade das disciplinas, mas não repousando sobre a superficialidade do senso comum, discutindo, portanto, aspectos que abordam questões filosóficas, científicas, tecnológicas, sociais e artísticas, aproximando o leitor do que podemos caracterizar como enfoque Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS). Assim, a interdisciplinaridade é o que move as considerações dos autores dos ensaios aqui apresentados, que, ao analisarem imagens que fazem parte do cotidiano social, investigam a própria realidade em que elas são apresentadas. Organizamos o resultado dessas análises em três partes: Parte I - Leitura de Imagem Interdisciplinar, que apresenta seis capítulos com leituras de imagens sem movimento; Parte II - Leitura de Imagem Interdisciplinar com enfoque CTS, que contempla seis capítulos com análises com ênfase no enfoque CTS, em imagens com e sem movimento; e Parte Final, composta pelo décimo terceiro capítulo, intitulado “Imagens do Brasil: a fotografia na relação Arte e Ciência”, que apresenta um ensaio sobre a mostra fotográfica Imagens do Brasil, realizada no IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência, em outubro de 2021. (Os organizadores)
ISBN | 978-65-88461-61-7 |
DOI | 10.54176/OZWW4662 |
Organizadores: | Josie Agatha Parrilha da Silva; Nelson Silva Júnior, Marcos Gervânio de Azevedo Melo; Elemar Kleber Favreto |
Categoria | Técnico |
Ano Publicação | 2022 |
Edição | 1ª Edição |
Páginas | 137 |
Encadernação | Ebook |
Faça uma avaliação sobre este produto!
Fazer Avaliação