"Luar de estio" - Ribas Silveira


Elisa Silveira Farago, filha de Ribas Silveira, organiza a segunda edição de "Luar de estio".

Atendendo ao pedido de seu pai, o qual foi deixado registrado na primeira edição (ver foto abaixo), a filha do autor de "Epopéia Ponta-grossense", lançará, em janeiro de 2021, a segunda edição de "Luar de estio - poemas juvenis". O subtítulo também é uma solicitação registrada em um exemplar de 1.922, onde estão as revisões do próprio autor, nos poemas que fazem parte desta magnífica obra. 

Reynaldo Ribas da Silveira é o patrono da cadeira nº 37, da Academia de Letras dos Campos Gerais. A fundadora é a Maria Lourdes Osternach Pedroso. O ilustre autor nasceu em 1902, passava boa parte de seus dias a ler e a escrever poesia, que passa a ocupar um lugar de guardião e contador de histórias regionais, ligadas às memórias de sua família, bastante antiga na cidade. Entre prosa e poesia, narrou episódios da época da escravidão e do tropeirismo, do ponto de vista dos proprietários de terras, tropas e escravos, muitos deles derivados diretamente de uma memória histórica familiar.

Dentre seus livros está  “Antologia dos Poetas Pontagrossenses”, lançado, solenemente, no mês de novembro de 1960, na sede do Centro Cultural Euclides da Cunha.

Outra obra tão importante quanto às mencionadas acima, é "Tapejara". Abaixo, segue um trecho do poema "Minha Infância", presente no livro.

[...]

Na subida do rio Verde,

Montando égua lampeira,

Disputei muita carreira

Com os lerdos trens de carga

E com o Expresso paulista Passei por tanta aventura,

Que dariam contextura

A uma novela bem larga. (SILVEIRA, 1951, p. 12).

"Tapejara" foi lançado em outubro de 1951 com dedicatória “ao Dr. Faris A. S. Michaele".

Além destas, estão na bilbiografia do autor: "Presente de Noivado" (1934), "Destruição de Jerusálem por Tito" (1943), "Terra dos Pinheirais", "Antologia Pontagrossense" (1960). Publicou contos na Gazeta do Povo.

Ribas Silveira, faleceu em 1978, deixando um legado de literatura e história. 

 

Nós, equipe Texto e Contexto, estamos honrados com tamanhã missão. Agradecemos a confiança da Srª Elisa Farago, pessoa

querida e que, com carinho, cuida da organização da obra. 

Dyego Marçal é o responsável pela capa e projeto gráfico. 

Karla Neumann, na revisão técnica

Supervisão editorial: Néia Hauer

 

Mais novidades, em breve. 

Galeria

Compartilhe com seus amigos!