O filho do rio e o sertanejo

O filho do rio e o sertanejo

Leonardo S. C. Guisantes, formado em Letras, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, lançou seu livro: "O filho do rio e o sertanejo: Lazarillo de Tormes e seu herdeiro João Grilo". O texto da obra é derivado do resultado da pesquisa do trabalho de conclusão de curso e o tema é inédito.

De acordo com Guisantes, “o estudo centra-se na análise literária dos protagonistas das obras Lazarillo de Tormes (1554) e Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna, comparando-os a partir das características em comum que os conectam ao gênero picaresco. Não é raro, dentro do universo da literatura, que os autores bebam na fonte dos mestres de outras épocas e, portanto, os copiem e recriem em novas obras.”

O autor conta com a coautoria de sua orientadora Rosangela Schardong. No evento online, estavam presentes ilustres pesquisadores da Literatura Espanhola de diversas instituições do Brasil e exterior, além dos colegas e familiares do autor.  De acordo com Rosangela:

"O lançamento do e-book O filho do rio e o sertanejo: Lazarillo de Tormes e seu herdeiro João Grilo, de Leonardo Sinckiewicz Carrera Guisantes e Rosangela Schardong, promoveu uma dupla celebração, a edição de uma pesquisa original, reunindo obras clássicas da literatura espanhola e da brasileira, e uma homenagem ao Prof. Dr. Mario Miguel González (in memorian), cuja obra A saga do anti-herói (1994), continua sendo a principal referência para o estudo da picaresca publicada no Brasil. Tivemos a grande honra de contar com a presença da Prof.ª Dr.ª Neide Therezinha Maia González,  viúva do Prof. Mario.  A Prof.ª Neide é uma célebre pesquisadora na área da Língua Espanhola que, atuando na USP, formou outros tantos professores, assim como fez o seu esposo, o Prof. Mario Miguel González. Tivemos a alegria e a honra de ter a presença de algumas de suas orientandas, a Prof.ª Dr.ª Romilda Mochiuchi (UNICAMP, Campinas), a Prof.ª Dr.ª Célia Navarro Flores (Universidade Federal de Sergipe, UFS) e a Prof.ª Dr.ª Maria Inês Pinheiro Cardoso (Universidade Federal do Ceará, UFC). Para nossa grande alegria uniu-se à homenagem ao Prof. Mario e ao lançamento a Prof.ª Dr.ª Maria Augusta da Costa Vieira (USP), a maior especialista sobre o Quixote no Brasil, que foi colega de docência do casal González durante muitas décadas na Universidade de São Paulo (USP), onde segue atuando. Também nos honraram as presenças de professores da UEPG, como a Prof.ª Dr.ª Valeska Gracioso Carlos, a Prof.ª Dr.ª Lígia Paula Couto, a Prof.ª Dr.anda Rúbia Silva e professores convidados, como o Prof. Dr.º Diego do Valle, o Prof. Dr.º Lucan Moreno,  o Prof. Dr.º René Aldo Vijarra (Universidad Nacional de Córdoba – Ar), além de acadêmicos, mestres e egressos da UEPG, queridos amigos e familiares, que fizeram esta ocasião ser memorável."

 

O livro foi produzido pela Texto e Contexto Editora. Arte de capa de Railson Moreno. Está disponível no formato Ebook PDF interativo, no site da editora, em livre acesso.

Compartilhe com seus amigos!