Lançamento Poesia na prática

Lançamento Poesia na prática

Nas palavras da organizadora Thatiane Prochner, saibam como foi o lançamento de Poesia na PRÁTICA, seu mais novo livro de poemas, escrito com a colaboração de mais 43 autores. Ainda, à disposição dos nossos seguidores, o vídeo na íntegra na plataforma Youtube e as fotos (prints) caprichosamente feitas no momento do evento.

 

Na última quinta-feira (25 de novembro), realizamos o lançamento do e-book Poesia na PRÁTICA. O evento ocorreu em modo remoto, via Canal do YouTube, da Biblioteca IFPR – Campus de Pinhais, com o acompanhamento e transmissão da bibliotecária Caroline Candido Veroneze, através da Plataforma StreamYard.

É impressionante o alcance que os eventos online tem apresentado. Afinal, tivemos um grande número de visualizações em vídeo e a participação em tempo real excedeu as nossas expectativas. Participaram conosco, em sala privada, os acadêmicos e acadêmicas voluntários(as) que aceitaram declamar seus poemas, bem como compartilhar conosco suas experiências de produção; também participaram as professoras Marly Catarina Soares (UEPG), Larissa de Cássia Antunes Ribeiro (UEPG / UNICENTRO) e Jeanine Geraldo Javarez (IFPR) que, inclusive, foi a responsável por nos possibilitar a transmissão desse momento especial, cedendo o espaço virtual da Biblioteca; além dos demais autores e autoras, familiares, amigos e amigas, que acompanharam a transmissão pelo YouTube.

Cabe-nos a tarefa de divulgar o trabalho realizado pela equipe da Editora Texto e Contexto que sempre proporciona a produção e divulgação de nossos trabalhos e pesquisas. Faço parte da equipe, desde o início do projeto. Da mesma forma, participei da produção do e-book, buscando priorizar a qualidade do material apresentado. Ao pensar Poesia na PRÁTICA, eu quis mostrar que a poesia é polissêmica, que ela é plural (universos). E com todas as cores que meus alunos e alunas apresentam em seus poemas, a capa deveria condizer, efetivamente, com isso. A princípio, imaginei o poliedro, que quando a luz incide sobre ele, expande-se em várias direções... no entanto, eu queria mais, eu queria o impacto! Disso me ocorreu a imagem do caleidoscópio. Quando olhamos pra dentro dele, é inevitável, nós vemos poesia! Foi aí que as mandalas se fizeram presentes, e elas representam não só uma unificação, mas principalmente o diverso, o contínuo. E se a capa guarda os segredos do livro, esses segredos são trabalhados com o maior cuidado, visto que eles não pertencem somente a mim, mas a muitas outras pessoas. Como revisora, o meu cuidado deveria ser o de respeitar os textos e, em caso de dúvidas técnicas, dialogar com os poetas e poetisas. Nesse sentido, o livro se fez poesia em todos os momentos de sua feitura. Eu li, deixei-o repousar, suspirei. E, incansavelmente, tornei a respirar as palavras que estavam ali, até que elas sussurrassem por si sós. Contudo, nesse processo, não caminhamos sozinhos(as), precisamos de mãos e mentes que nos auxiliem na execução de nossas ideias. Eloise Guenther trabalhou comigo no projeto gráfico, capa e diagramação dos poemas, desse conjunto maravilhoso que temos à nossa disposição.

Ademais, devo dizer que o e-book funciona como ferramenta nesse processo de divulgação, dada a versatilidade com que a obra pode ser lida. Foi uma experiência incrível poder espalhar poesia a tantas pessoas, não somente da nossa cidade e estado, mas do nosso país e até fora dele!

Contudo, não apenas o e-book necessitou de um projeto criterioso, como também o próprio evento de divulgação. Pelo fato de não ser presencial, não significa que o evento seja mais simples de ser realizado. Penso que a atividade de organização, em termos de gerenciamento, basicamente se equipara a um evento presencial. Já participei de algumas organizações presenciais e posso dizer com certeza... essa preparação rendeu! Precisamos pensar em tempo de entrada de cada participação, tempo de apresentação de slides, mostra de imagens, vídeos e microfones a postos, música de fundo, arte de divulgação, a elaboração de um protocolo que permitisse uma ordem prévia, registros dos prints com os melhores momentos, a reprodução dos comentários de autores / autoras e demais participantes e a atenção a todos esses detalhes. A equipe trabalhou em conjunto, com muito carinho e dedicação, com o intuito de proporcionar uma transmissão de qualidade e que tornasse agradável a participação de quem nos assistia. Esse mérito eu divido com a Caroline Veroneze e com a Jeanine Javarez, ambas atuando de forma atenta e dedicada nessa tarefa, com experiência e excelência. À Giuly Any Dias Martins, os créditos pelos prints tão precisos e preciosos, registros verdadeiros e espontâneos.

Portanto, o lançamento de um livro abrange duas pontas: a obra em si e o trabalho de divulgação. Ambas requerem esforço, trabalho e entrega. E na era da tecnologia, devemos usar todas as ferramentas a nosso favor, e elas são muitas! Mais ainda em tempos pandêmicos. Estivemos juntos(as), ainda que a distância, porque a poesia sempre permitirá aproximações.

Esse longo texto significa o resultado de uma missão cumprida, mas ela é apenas uma das tantas missões que continuaremos realizando, já que a poesia nos pede que continuemos.

Gratidão a todos(as) os envolvidos(as) no processo.

Rosenéia Hauer, muito obrigada pelas oportunidades, pelas portas e janelas sempre abertas.

A Texto e Contexto proporcionou a mim e a meus ex-alunos e alunas o júbilo dessa produção.

Abraços poéticos

Compartilhe com seus amigos!