LUAR DE ESTIO CONQUISTA LEITORES

LUAR DE ESTIO CONQUISTA LEITORES

Em "O direito à literatura", Antonio Candido diz: “a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudicais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática."

A literatura de Ribas Silveira carrega todos os sentidos de literatura que Candido defende. É um belíssimo instrumento de instrução, educação, onde o autor domina as técnicas da construção de poemas que trazem ao imaginário do leitor ideias amadurecidas do contexto de 1922, ano da primeira edição.

Reynaldo Ribas Silveira é o patrono da cadeira nº 37, da Academia de Letras dos Campos Gerais. A fundadora é a Maria Lourdes Osternach Pedroso. O ilustre autor nasceu em 1902, passava boa parte de seus dias a ler e a escrever poesia, que passa a ocupar um lugar de guardião e contador de histórias regionais, ligadas às memórias de sua família, bastante antiga na cidade. Entre prosa e poesia, narrou episódios da época da escravidão e do tropeirismo, do ponto de vista dos proprietários de terras, tropas e escravos, muitos deles derivados diretamente de uma memória histórica familiar.

Embora o livro tenha quase um século, a poética e os temas são sempre contemporâneos. Esta segunda edição, organizada pela filha de Silveira, Elisa Farago (Foto 3), vem com prefácio, glossários, e duas imagens do autor. Algumas correções muito sutis, que foram solicitadas pelo autor, na ocasião da revisão de um exemplar que ficou com a família.  

Já disponível para venda, o livro está conquistando leitores. Professor Dr. Jefferson Mainardes (foto 1), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, já adquiriu seus exemplares - para si e para presentear. Segundo Mainardes, sobre o trabalho da segunda edição, ele diz: ""Excelente iniciativa. Precisamos divulgar e prestigiar a obra de Ribas Silveira (foto 2)!"

Esperamos que mais leitores adquiram esta obra prima, que pode ser comprada na livraria Verbo, situada na Avenida Vicente Machado, próxima ao Bradesco. O investimento é de $30,00.

Para nós, equipe Texto e Contexto, foi uma honra fazer parte deste sonho da Srª Elisa, que era lançar a segunda edição de "Luar de Estio". Atendendo ao pedido de seu pai, a filha do autor de "Epopéia Ponta-grossense", lança a segunda edição de "Luar de estio" com subtítulo - "poemas juvenis",  também uma solicitação registrada em um exemplar de 1.922, onde estão as revisões do próprio autor, nos poemas que fazem parte desta magnífica obra. 

Viva a literatura! 

Néia Hauer

Editora-chefe

 

Galeria

Compartilhe com seus amigos!