Pesquisadores lançam eBook sobre literatura e exílio

Pesquisadores lançam eBook sobre literatura e exílio

Em fase final de edição, o eBook de coletânea de artigos acadêmicos,  A COMUNIDADE ERRANTE: ENSAIOS DE LITERATURA E EXÍLIO, será lançado, em breve, no site da Texto e Contexto Editora, em PDF interativo, com livre acesso.

De acordo com  os organizadores, "este livro nasce de um chamamento a um grupo de pesquisadores da área de literatura a pensar sobre a relação desta com o exílio. Os textos geridos antes da pandemia do COVID-19 que nos encerra na solidão das nossas próprias casas/corpos, amparados pelo medo expresso em movimentos repetitivos de auto-higienização e distanciamento, parecem responder a um desejo que se revela atualmente ainda mais interditado: o desejo de abertura, ensaio e experimentação que sempre fora ativado justamente no espaço da ausência do corpo biológico, no corpo de palavras errantes – ou o que Maurice Blanchot conceituou como espaço literário, lugar possível de experimentação radical, onde a fala não parte do corpo para alcançar outro corpo, ela não interpela o outro, mas esta fala é a morte ainda ensejando um tomar-corpo, o vir-a-ser, um viver outro. E em nosso contexto atual, de intensa transformação, incerteza, dificuldade de imaginação do futuro, de sonhos, a literatura parece retomar seu lugar profético, notadamente quando anuncia os perigos do passado, ou de um ainda por vir, ou quando sussurra um possível diante da fatalidade da existência".

 

Sobre os organizadores:

André Cechinel

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

 

Keli Cristina Pacheco

Professora de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, no Departamento de Estudos da Linguagem, e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. . Realizou estágio pós-doutoral na Université Paris-Sorbonne – Paris IV (2020)

 

Sobre a edição:

Coordenação editorial: Néia Hauer

Capa, projeto gráfico e diagramação: Eloise Guenther.

 

 

 

Compartilhe com seus amigos!